quinta-feira, 19 de julho de 2007
Loureiro Campeão!!!
Pinhel, cidade tipicamente Beirã, acolheu o primeiro Campeonato Nacional de Down-Hill Urbano. Cidade que apesar de não ter as características desejadas para acolher uma prova desta importância, acabou por ser o palco de uma prova muito disputada e muito renhida onde algumas categorias foram discutidas por escassas centésimas de segundo, onde a chuva acabou por definir mais cedo do que o esperado alguns dos campeões nacionais.
O circuito era composto por duas partes totalmente distintas. Uma primeira parte mais técnica que contrastava com a segunda extremamente física. A maioria dos pilotos que puderam escolher o tipo de bicicleta a utilizar, optaram por uma bicicleta de Freeride, mais leve para tirarem mais partido da zona de “pedal” onde se podiam ganhar preciosos segundos em detrimento do pouco tempo que poderiam perder na parte técnica.De qualquer forma, mesmo quem estava limitado à bicicleta de Down-Hill teve uma palavra a dizer, que o diga Telmo Oliveira (Team Liderbike) que conquistou o 3º lugar de Elites, ou mesmo Joel Ferreira que conquistou o título de Campeão Nacional em Juniores.
Falando das categorias em concreto, e começando na classe não distinguida, mas muito competitiva Promoção, o atleta da zona João Rodrigues foi claramente mais forte que toda a concorrência aproveitando a excelente condição física que possui e também o bom momento de forma. No entanto não evitou a pressão de Rui Tiago na 2ª manga que obrigou João Rodrigues a aplicar-se para segurar a vitória. No 3º posto ficou Paulo Pinto, atleta da Covilhã que já tinha conquistado o lugar mais alto do pódio na primeira prova da Taça de DownHill Urbano em Portalegre.
Em cadetes, a vitória foi extremamente disputada e só decidida no último instante. Basta referir que os 5 primeiros ficaram separados por 1segundo!!! No entanto só na segunda manga a disputa pela vitória se mostrou mais evidente, com Frederico Ferreira do Team Haro Sram a levar a melhor por apenas 0,2seg. Nicolau Correia e Paulo Basílio do Team Bike Comp / Sousa Competições alcançaram os restantes lugares do pódio apesar de Duarte Mendes ter perdido por apenas 7 centésimos de segundo o 3º lugar.
Em Veteranos A, houve também grande disputa entre os dois primeiros classificados. Luís Sousa, um velho conhecido do DH Nacional que já houvera conquistado o título de campeão nacional há muitos anos, surpreendeu com a sua condição física, e na 2ª manga remeteu Miguel Guedes do Team Haro Sram e potencial favorito para 2º lugal a mais de 1seg. Carlos Pires fechou o pódio a quase 4 seg do vencedor.
Nas senhoras, há que lamentar a falta de adesão para uma prova com esta importância por parte das nossas atletas nacionais. As 3 atletas inscritas foram insuficientes para atribuir o título de campeã Nacional à vencedora (já habitual) Áurea Agostinho (Team BikeZone), que sem dúvida merecia e muito essa distinção pela grande evolução que tem demonstrado e sobretudo pela mais valia que tem trazido à nossa modalidade. De qualquer forma fica o registo do melhor tempo da categoria com mais de 9 segundos de vantagem sobre a segunda classificada Daniela Costa dos Restauradores da Granja. Lígia Santos do Info BTT completou o pódio.
Os juniores era outra categoria muito aguardada pela elevada competitividade que nos apresenta este ano. Os favoritos eram Bruno Defense, Joel Ferreira e José Borges. Na primeira manga o tempo de Bruno Defense não mostrava uma grande diferença para o melhor tempo conquistado até à altura. Logo a seguir vem José Borges e consegue tirar quase 2 segundos ao tempo de Bruno Defense. Pensou-se que o tempo era suficiente para garantir a primeira posição da classe, mas faltava Joel, e o atleta nortenho mostrou que esta melhor que toda a concorrência fisicamente e tira José Borges da cadeira por apenas 9 centésimas. Na 2ª manga adivinhava-se luta até ao último metro entre os dois destacados da categoria, mas a chuva que caiu para os últimos 10 atletas da geral onde estes se incluíam, deitaram por terra as aspirações de José Borges que perdeu apenas 1seg. com o piso totalmente molhado e deixou no ar a sensação de uma vitória folgada não fossem as condições climatéricas piorarem. Quem aproveitou foi Luís Ferreira do Team Liderbike para arrebatar a 3ª posição e ainda Ezequiel Martins para passar para o 4º posto à frente de Defense.
Por fim a categoria de elites, que obviamente prometia um grande desfecho, mais que não seja a típica e eterna competitividade entre Emanuel Pombo e Cláudio Loureiro. Na primeira manga, houve algumas surpresas com Hugo Martins a conquistar um óptimo tempo, só batido por Paulo Domingues por escassas centésimas e pelos 2 ET´s portugueses que arrasaram a concorrência em mais de 2 segundos. No entanto Pombo, o primeiro a descer, deixou no ar a ideia de primeira manga ganha, dada a diferença de tempo para Paulo Domingues, mas faltava ainda Cláudio Loureiro que arrebata a primeira posição por 0,3 segundos. A segunda manga prometia, e percebia-se que Pombo iria dar o máximo para não deixar fugir a vitória, no entanto, a chuva que à pouco referimos arruinou as aspirações dos melhores da geral, apesar de Pombo não ter desistido e no final ter apenas feito 0,9seg. a mais que na primeira manga com o piso totalmente escorregadio. Quem aproveitou foi Telmo Oliveira que desceu ainda de piso seco e melhorou consideravelmente o tempo da primeira descida, acabando por conquistar o 3º lugar da categoria. Pombo acabou segundo e Loureiro venceu com todo o mérito mas com a sensação que a segunda manga podia ter sido decisiva nas categorias de Juniores e elites não fosse o tempo mudar.
Ribeira de Pena aí vamos nós
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário